Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa, poeta acidental, discos de vinil...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Especial "Globo de Ouro" 40 anos

O Fora de Catálogo traz hoje uma homenagem ao extinto programa "Globo de Ouro", transmitido pela Rede Globo entre 1972 e 1990. A "Superparada" (que podia ser mensal ou semanal, a depender de como o programa foi disposto) era um verdadeiro "radiolão", passando por artistas dos mais diversos, que iam desde a música mais cult até o brega mais non-sense.
Neste episódio, procuramos fazer um amostrário da diversidade do "Globo de Ouro", ressaltando vários artistas - conhecidos e desconhecidos - que passearam na "superparadas". Sem sombra de dúvidas, o "Globo de Ouro" foi o nosso "Top of The Pops" tupiniquim. Você verá artistas desaparecidos, como Dalto, Gilson de Souza, Hermes de Aquino, Hyldon e Eliana Pittman, o brega de Jane & Herondy, o samba de Wando, Beth Carvalho e Ruy Maurit, o rock de Raul Seixas, Rita Lee e Legião Urbana, o smooth jazz do Azimuth e as "divas" da MPB Gal Costa, Fafá de Belém e Clara Nunes. Divirtam-se e curtam muito este amostrário do "Globo de Ouro"!



Agradecimentos aos usuários MofoTV, pugaman77, clamagoada, MauroRVeiga, PauloGonçaloMPB, messiasjunior09 e todos os outros, que cederam gentilmente o uso dos seus vídeos postados. Seus canais serão adicionados aqui como links e peço a quem vier aqui que dê uma passadinha neles, pois são de excelente qualidade para o acervo da televisão brasileira.


Se esqueci de alguém, peço que me avise para eu poder efetuar a alteração.

Abraços e fiquem com o "Globo de Ouro"!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Sinal de Amor", Diana Pequeno (1981)

Neste episódio do programa "Fora de Catálogo", vamos conhecer o disco "Sinal de Amor", da cantora e compositora baiana Diana Pequeno. Lançado em 1981, é considerado uma das obras-primas esquecidas da MPB. Vamos falar sobre três faixas do LP: "Sinal de Amor e de Perigo" (Capenga/Patinhas), "Vagando" (Paulinho Pedra Azul) e "Trem do Pantanal" (Paulo Simões/Geraldo Roca). Assistam e comentem!



No domingo, teremos um especial falando do extinto programa "Globo de Ouro". Aguardem!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

WANDO - A odisseia de um moço que virou estrela



Hoje o dia amanheceu mais triste. Um dos ícones da MPB partiu para outro plano. Wando dá adeus a este mundo!
Um dos primeiros cantores que admirei na MPB foi esse cara. Sempre curti suas músicas e o seu jeito altamente canastrão de ser.
Tinha prometido a mim mesmo que veria ainda um show de Wando. Não deu! Quem sabe noutra dimensão...
O "calcinha-man" deixará muitas saudades! Foi-se um moço; virou luz, raio, estrela e luar!
Que suas canções se eternizem e que ele tenha, post-morten, o reconhecimento que ele sempre mereceu em vida, ainda que fosse tratado como brega.
Brega? Me desculpe, mas bregas são aqueles que não sabem apreciar letras verdadeiras e sinceras como as de Wando, autor de um dos mais belos sambas-canção já composto, "Moça".
Que ainda dê tempo de, pelo menos, ver o Odair José e o Benito di Paula no palco. Mas sem o Wando, o "calcinha-man", não vai ter a mesma graça.

REST IN PEACE, CALCINHA MAN!
*1945 - + 2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Estamos fora do ar em protesto

Galera, sei que muitos devem estranhar porque ainda não postei esta semana. Mas, em razão dos problemas que estão acontecendo em todo estado da Bahia, coloco-me no direito de protestar a favor da população, que está vivendo uma guerra de interesses políticos.
Nada contra os policiais, muito pelo contrário. Sou a favor que exerçam o direito de greve. O que não sou a favor é de terrorismo, de clima de medo.
Por outro lado, o governo não senta para negociar nada, acha que vai resolver na base da marra. Ledo engano!
E antes que alguém diga que é porque é governo tal, do partido tal, TODOS OS POLÍTICOS SÃO IGUAIS! Só mudam as cores e as letras do partido!
Portanto, até o dia que esta greve maldita não acabar, não vou confirmar se irei postar alguma coisa, pois simplesmente estou sem clima. Nosso próximo vídeo já está pronto, será o comentário sobre o LP "Sinal de Amor" de Diana Pequeno. Mas fico pensando seriamente se há algum "sinal de amor" por aí... tá mais parecendo o fim dos tempos!

Saudações.

Raimundo Gilson